sábado, 3 de julho de 2010

Verdadeiramente

A Verdade não se fantasia. A mentira sim.

A mentira, por constituir engodo, está sempre fantasiada e brilhante.

A verdade é esteticamente feia se comparada à mentira, sempre bem maquiada, reluzente, colorida, atraente e sedutora.

E por ser feia, nua e crua, à verdade poucos dão valor, ao passo que a mentira tem seguidores fiéis e dedicados.

A mentira escraviza e só a verdade liberta.

A verdade é única; a mentira se multiplica.

A mentira corrói, degenera o espírito; a verdade regenera o ser.

Estou aprendendo a doutrina nos livros, nas reuniões, nas advertências, nos grupos de estudos, na Racionalista e até na censura às coisas que escrevo e não são publicadas. Aprendo na disciplina rigorosa e na alegria do dever cumprido ao fim das reuniões. Mas aprendo sobretudo nas relações com os que não me respeitam e os que procuram me prejudicar espiritualmente.

E como sou grato àqueles que me detratam... agradeço-lhes por me colocarem à prova diante dos mais altos valores da doutrina; e agradeço por servir de instrumento para a reflexão deles também.

Quando discordo de um amigo, faço-o movido pelo bem-querer, cultivando pensamentos elevados, considerando o ponto de vista alheio, mas sem sentimentalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário