A INDUSTRIA DA MENTIRA

Tenho comigo que explicações exatas sobre a doutrina devem ser passada por nossos doutrinadores e dirigentes. Não sou nem uma coisa nem outra.
Logo, não tomem o que eu falo ou escrevo como conceito da doutrina, é minha advertência de costume. São apenas desdobramentos do que aprendi com eles e posso ter aprendido errado. Dito isso, vamos lá...

Nas vezes que sou instado a falar sobre o Racionalismo Cristão, especialmente nos meios de comunicação, procuro despertar o raciocínio das pessoas para que não tenham medo, um péssimo atributo. O medo é o pai e mãe de crendices, porta de entrada de toda sorte de malefícios. Não ter medo não é ser valente, valentão, porque esses são os maiores medrosos. Não ter medo é não acreditar por acreditar, não raciocinar, não meditar sobre as situações. Não ter medo é exercício da coragem pela razão. É ter coragem pela intuição e acreditar nisso.

É na infância que o medo começa a ser infundido e difundido. As crianças crescem oprimidas por temores absurdos, como o boi da cara preta, mula sem cabeça, bicho papão, homem do saco e tantos mais. Ora, ninguém dá o que não possui. Pais medrosos e sem conhecimento tendem a criar filhos da mesma forma, que acabam sendo vítimas de variados vigaristas no curso da vida.

É pelo medo que se tornam escravos das religiões e dos absurdos que pregam. O medo de arder no fogo do inferno, de não ressuscitar dentre os mortos... Ops! ressuscitar? É o medo que os levam a dar tanto valor à vida material e desprezar a espiritual. Imortalidade do espírito nem pensar, reencarnação menos ainda.

O homem precisa parar de ter medo de pensar, de raciocinar e de ir fundo nas questões. Por exemplo: na badalada história da criação do mundo em seis dias e um de descanço pelo deus-criador , pergunto: como um calendário instituído pelo homem pudesse existir antes deste (o homem) ser "criado" por deus? É o caso da cronologia humana. A idéia de dia, mês e ano, de horas, séculos, milenios é coisa inventada pelo homem. Logo, como o poderiam saber que o mundo foi criado em uma semana, sendo que no último dia deus descansou se a concepção de cronologia veio muito depois? Não é um famoso livro sagrado que diz que para deus um segundo tem mil anos?

Que dizer do tal "Pecado Original", segundo o qual todos os descedentes de Adão e Eva deverão pagar, ser castigados por deus (coitado de Deus!), devido a um erro que eles dois (Adão e Eva) praticaram há milhões de anos? É justo que sejamos punidos por um erro (que nem crime era) praticado pelo tatataravô dos nossos tatataravós? Ora esse castigo não é digno de um deus-pai. Nem de deus nenhum. Aliás, não se cabe na concepção humana, muito menos num deus...

Alguma coisa há de errado: com deus, com Adão e Eva ou com o homem atual que dizem descender deles dois.

E o enredo da Arca de Noé? Como que Noé conseguiu viajar pelo mundo e capturar um casal de cada animal para colocar na sua arca? como chegou ao Brasil para capturar a onça pintada, o ou jacaré de papo amarelo?; e os ursos polares, focas, como poderiam ser capturados e levados de volta para seu habitat depois que o diluvio acabasse? (decerto morreriam no calor do Oriente Médio). Como sobreviveram animais "esperando" que Noé voltasse de outros continententes com novos casais de bichos?

Ah, ia me esquecendo... E as cantigas de roda e historias da carochinha? Quantos absurdos. Que criatura em sã consciência deixaria a mãe doente sozinha no meio do mato e ainda deixaria a filha-criança sujeita a ser atacada por um lobo mau só para levar doces à vovozinha doente e abandonada? Que mãe é essa, que se deu ao "cuidado" de alertar a filha para ter cuidado com o lobo mau que estava à solta comendo criancinhas?

Deve ser parente de uma certa Dona Chica, que se admirou quando uma criança atirou o pau no gato e o bicho, coitado!, não morreu. Desde quando é correto criança sair por ai dando paulada para matar os gatos? Quanta maldade e não pensamos nisso!, achamos divertido até, herança cultural. Sem falar na aversão às madrastas que inúmeras versões suscitam.

Antes de ensinar às crianças, precisamos ter o cuidado de não lhes estimular a prática de erros e absoluta noção de quem somos, o que fazemos aqui e para onde vamos, mas sem fantasias. É isso que o Racionalismo Cristão, em resumo, nos ensina, preparando os seres humanos para que meditem sobre os porquês da vida, estudem, racionem com valor e pratiquem o bem. Só então, de posse de bons conhecimentos, poderão transmitir às suas crianças os bons conhecimentos adquiridos.


Não é fácil, é tão dificil o ser humano se livrar dos vicios e imperfeições morais que a maioria desiste. Tem medo. O Racionalismo Cristão ensina a ter força de vontade. Mas tudo depende de cada criatura.

Uma coisa é certa: cada um está onde merece e quer estar.