Uma direção e muitos caminhos



Indicar qual é a direção, o caminho certo e seguro tem sido o papel do Racionalismo Cristão há mais de 100 anos. A doutrina não dá aconselhamentos em respeito ao livre-arbítrio de cada ser humano.
Nisso, o Racionalismo Cristão é infalível. Para todos os acontecimentos concorrem causas, físicas ou astrais, humanas ou espirituais. É o que ensina a doutrina. O RC não diz “faça” ou “não faça”. Limita-se a indicar a direção do bem, do que é correto e do que não faz sofrer, um processo que demanda tempo, interesse e acima de tudo força de vontade das criaturas em renunciar aos vícios arraigados em seu espírito e dependências produzidas na densa atmosfera da Terra.
Não há espíritos ruins. Para chegar à condição de espírito, a partícula da Inteligência Universal percorreu um longo caminho, num tempo que na cronologia humana pode significar milhões de anos até conseguir dispor de livre-arbítrio.
Os chamados espíritos maus são, a rigor, criaturas que perderam a consciência de sua condição astral e física, o que se processa como efeito cascata ou efeito-dominó na atmosfera terrestre. É a gota de anil que faz turva a água pura. Vira uma mistura de volume imenso. São criaturas que se apegaram tão fortemente aos vícios e valores materiais que, uma vez desencarnados, ficam presos ao mundo material, integrando falanges obsessoras no astral inferior.
Uma delas, a de espíritos que em existência humana se prenderam a dogmas, seitas, religiões, clientelismo e que aqui permanecem pensando que estão ajudando aqueles aos quais quer bem. Na verdade, sem que percebam, estão prejudicando e sendo prejudicados, especialmente com missais de semana, mês, anos...
Há, sim, espíritos que se comprazem com o mal, encarnados ou não, mas originariamente nenhum espírito é predisposto a produzi-lo. É para evoluir, como fez em milhões de anos enquanto Força, que a partícula do Grande Foco reencarna. E a evolução só tem uma direção: praticar o bem, o que é correto e não faça sofrer, como ensina Antonio Cottas; e muitos caminhos: as casas racionalistas cristãs mundo afora e seus militantes de valor, conscientes do papel de ajudar a humanidade. Seja pelas reuniões públicas ou particulares ou no recôndito dos militantes nos horários disciplinares.
Irradiar pela humanidade é uma obrigação de todos nós, na certeza de exercer boa influência astral sobre as criaturas. Fazer isso com máxima concentração alcançará resultados que nossos limitados olhos não alcançam.
Nas suas próximas irradiações inclua a humanidade, concentre-se nela. Mal comparando, vamos do varejo pro atacado.