sábado, 3 de julho de 2010

Ser feliz é não sofrer

A felicidade é uma questão de querença. O sofrimento também. Só sofrem os que almejam sofrer.

Só é infeliz quem assim o deseja, na medida que a receita da felicidade é repetida à exaustão nas obras racionalistas e consiste no aprofundamento das normas do bem viver.

O Racionalismo Cristão nos alerta para o que causa sofrimento e infelicidade: o mau proceder cometido no passado remoto ou recente; o mau uso do raciocínio; e os fatos oriundos dos planejamentos da vida pelo espírito, que são inevitáveis.

Sabendo quem é, de onde veio e para onde irá, a criatura compreenderá as razões do sofrimento e da infelicidade, preparando-se para esses momentos com resignação e coragem.

A receita para não sofrer está na espiritualização da criatura, entendendo que é apenas (e isso já é muito) uma partícula da Força Universal Superior, do Grande Foco, que tudo controla e equilibra. Quem despreza a espiritualização da alma está, com certeza, contratando sofrimentos e infelicidade.

A receita para ser feliz é exatamente o oposto daquela que infelicita as pessoas.

O apego material, o orgulho, o egoísmo, a vaidade, o ciúme, os prazeres mundanos, as maledicências, antipatias, ofensas, irritações, os trambiques de qualquer monta, a maldade, a leviandade, o fanatismo, os vícios, tudo isso e seus similares são componentes para o sofrimento e tristeza. Não há como ser feliz se comportando assim, posto que são valores intrínsecos ao astral inferior, dos espíritos que vivem no lodo da crosta da terra e se alimentam das imperfeições humanas. Logo, as forças poderosas forças do astral inferior só conhecem as infelicitações e dores.

A verdadeira felicidade está na comunhão direta com os espíritos superiores, que habitam mundos em que pontificam a bondade, o amor, a felicidade, paz, alegria e muito trabalho para manter universo em equilíbrio.

Se a criatura sofre ou não é feliz, talvez isso decorra de seu descuido e imprudência dela mesma, na medida que se afasta da promoção do bem e não cultiva ações de valor, inclusive pelo pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário