segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A ultima encarnação

Dia desses, o goiano Jurandir Pereira fez publicar na Racionalista (fórum de racionalistas cristãos na internet) uma afirmação de Luiz de Mattos que nos ajuda a entender quando será nossa ultima encarnação no plano Terra.
Confesso que me arrepiei ao terminar a leitura, pois não conhecia aquele pensamento e o Jurandir não deu a ele o mesmo trato que eu. Em resumo: atirou no que viu e acertou no que não viu. ... Diz o seguinte:
"Nos espíritos integrantes da camada superior refulgem as vocações
idealistas, destacando-se não só o alto interesse que nutrem por toda a
humanidade, como o domínio das vibrações produzidas pelos conflitos humanos, principalmente na etapa final da evolução terrena, em que a sua
espiritualidade se revela acima da mentalidade comum existente no Planeta". (Luiz de Mattos).
Cheguei a seguinte conclusão: então é assim!!! Nosso tempo de evolução na Terra chega ao fim  quando nossa espiritualidade se revela acima da mentalidade comum. Cheguei a dar pulos de alegria. Oba!, minha última encarnação! Até me imaginei (vejam que presunção!) do Astral Superior, tal a consciência de meu comportamento diante das vibrações dos conflitos humanos de toda sorte.
Malcontente comigo mesmo,  apelei para os bons ofícios de Caruso Samel. Ligo e ele atende já me identificando pela voz, quiçá pelo sotaque ou a Bina. Falo acerca das minhas conclusões, reafirmando  minha insuficiente capacidade de entender as coisas terrenas quanto mais quando advém do espaço sideral, de outros mundos, especialmente os de matéria fluídica. Elegante como sempre e modesto como a situação exigia, não me estimulou. Tampouco tolhiu:
“Quanto ao texto de Luiz de Mattos abaixo cotejado, reverencio-me humildemente,
e digo, como o grande Sócrates, “que o que sei é que nada sei”. Mas, todos nós
temos, inatos e latentes em nosso espírito, os luminosos e supremos ideais da vida
e da harmonia universal”.
Caruso tinha tudo pra marcar um golaço, sem goleiro, só ele e as traves. Mas preferiu me devolver a bola, cá longe, marcado por seis. Não sei, vou chutar. Seja o que deus quiser (convecionamos que deve ser assim também, outro dia explico). Lá vai bomba...
Ora, com todo respeito ao Jurandir (ao qual devo a felicidade desse achado), penso que Luiz de Mattos quis nos dar uma direção, um sentido, um caminho. Já sabemos por silogismo que os espíritos superiores refulgem as vocações idealistas. Chamou-me a atenção para o fato de Luiz de Mattos ter utilizado a expressão “camada superior” ao invés do coletivo Astralo Superior, que bem sabemos ser  a aglutinação de espíritos superiores e não um local específico, uma camada superior.
Camada aqui, assim explicado pelo Mestre, pode ser um ponto próximo ao que se encontram os espíritos do Astral Superior. Então, faz sentido concluir que a etapa final da evolução terrena está relacionada à nossa capacidade de bem-querer a humanidade, de dominar as emoções acerca dos conflitos humanos.  Daí, quando nossa espiritualidade se revela acima da mentalidade comum existente nesse planeta, terá sido concluída nossa evolução na Terra. E a mentalidade comum tem se revelado tão material, tão arraigada e apegada ao plano Terra que não seria demais pensar que para os autênticos racionalistas cristãos é chegada a hora de evoluir em outros planos, de não voltar mais à Terra.
Discordo, pois, humildemente do Mestre Caruso a quem tanto estimo e respeito porque sei que sabe, e sabe muito a respeito. Eu pensei que sabia o sentido da frase de Luiz de Mattos que Jurandir reproduziu. E festejo essa descoberta, reafirmando minhas convicções de que preciso estar sempre alerta para fazer jus a semelhante júbilo, ter  processado minha evolução no plano terrestre, pelo que lutei toda vida.
É com satisfação e humildade que chego a essa conclusão, pela eliminação da dúvida e pela certeza de nutrir apenas pensamentos de valor.

2 comentários:

  1. AO MEDITAR O QUE LI ,FICOU-ME A SENSAÇAO DE ESTAR PERANTE UM SER HUMANO DE EXCEPÇAO,E BEM ILUMINADO NO VALOR ESPIRITUAL, LIBERTADO DO AMBIENTE AMEADO DE INTERMINAVEIS BARREIRAS MATERIALISTAS.
    Maria Alcinda
    Porto
    Portugal

    ResponderExcluir
  2. Maria Alcina. aguarde que tem novidades sobre esse assunto. Acherei tempo para discorrer...

    ResponderExcluir